Para que serve marketing de conteúdo, afinal?

Cada vez mais na pauta das discussões em empresas de todos os tamanhos, o marketing de conteúdo vem se consagrando como uma forma efetiva e acessível para atrair clientes de forma sustentável. É realmente uma ótima maneira de se relacionar com clientes e consumidores de um produto ou serviço, já que parte de uma premissa de se oferecer informação relevante e inteligente, precedida de estudos e com uma estratégia pensada para alcançar o público certo.

Embora o marketing tradicional, o chamado outbound marketing, continue tendo sua relevância e seja muito importante para PMEs ou para grandes empresas e corporações, não é mais possível imaginar que se pode manter a competitividade de um negócio sem utilizar as ferramentas e possibilidades oferecidas pelo marketing pela web.  E para fazer isto de forma eficaz, é necessário se estruturar com marketing de conteúdo.

Nesse sentido, é preciso desenvolver os elementos estratégicos deste tipo de projeto, e trabalhar muito bem as formas como a empresa poderá atingir os seus objetivos de negócio utilizando comunicação, conteúdo e os canais adequados para os potenciais clientes.

Para quem minha empresa vende?

Com a popularização da internet, mídias digitais e mesmo smartphones, o comportamento de quem compra e faz negócios mudou muito nos últimos anos. Antes de adquirir um produto ou contratar um serviço, um cliente em potencial, muito provavelmente, já se cercou de informações que tornam sua aquisição bem mais consciente. Numa visão dos profissionais de marketing digital, significa dizer que o cliente atravessa etapas até fechar um negócio, desde um possível interesse inicial até a fase em que está ativamente procurando comprar. Essas etapas envolvem conhecimento do negócio, esclarecimento de necessidades, procura por referências, entendimento de ofertas de produtos e serviços, confiança em potenciais fornecedores, etc., até o fechamento da compra, quando tudo se concretiza e o ciclo recomeça com a formação de referências para a marca.

Aquele cliente, que antes era prospectado com investimentos pesados que tentavam atingir o maior volume possível de pessoas no marketing tradicional, hoje tem até um perfil projetado previamente. São as personas, ‘tipos’ de clientes formados com base em análises e estudos de mercado e do público alvo, e que pautam as estratégias de conteúdo e de inbound marketing – ou seja, o marketing de atração.

Estratégia e planejamento: As bases do marketing de conteúdo

Sabe-se que uma das formas mais difundidas pela qual as pessoas se informam e encontram um produto ou serviço é pela pesquisa nos motores de busca e em sites da internet. Utiliza-se o termo palavra-chave para palavras ou frases que são utilizadas na pesquisa e que potencialmente levam um cliente a encontrar informações, produtos e negócios na internet. A partir do momento em que as palavras-chave levam as pessoas a encontrarem o que precisam, temos a oportunidade de ‘aparecer’ para o potencial cliente, fazendo com que encontre o nosso negócio, seja atraído pelas informações que são disponibilizadas e avance nas etapas de compra. Geralmente, esta captação acontece pela divulgação e promoção de conteúdo relevante e útil, que deverá informar o possível cliente a respeito do assunto que o interessa e que está relacionado ao que você vende. Uma vez informado, o cliente poderá avançar na sua decisão com mais segurança, o que torna o processo de compra muito mais sólido e com maior chance de sucesso.

A definição de personas, palavras-chave, e na sequencia dos temas e pautas a serem planejados, são parte da base estratégica que é necessária para o desenvolvimento de um projeto de atração de clientes através de conteúdo. Esta etapa inicial é muito importante e vai definir o caminho que a ser tomado para um projeto bem embasado e direcionado para as necessidades definidas para cada caso. Além disso, com um trabalho estratégico de análise e planejamento voltado para o marketing digital, fica mais fácil monitorar as ações e já de saída pode-se avaliar resultados e implementar ajustes rapidamente.

Existem diversas ferramentas e plataformas para explorar tudo que o marketing de conteúdo pode oferecer. Sites e redes sociais são algumas, e devem ser sempre trabalhadas de forma profissional, por pessoal com capacitação e experiência para um trabalho eficaz nesta área. Afinal, marketing de conteúdo e outras frentes do marketing digital demandam planejamento, estratégia e execução com qualidade, sempre.

Para explorar mais o assunto, veja aqui as principais ações que compõe um plano estratégico de marketing.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *